Agneta Åse Fältskog nasceu no dia 5 de abril de 1950 em Jönkoping, na província de Småland, no sul da Suécia. Ela foi a primeira das duas filhas do extrovertido e talentoso Knut Ingvar Fältskog (1922-1995) e de sua esposa Birgit Margareta Johansson (1923-1994), uma dona de casa tímida. Sua irmã mais nova, Mona Fältskog Ericsson, nasceu cinco anos depois e hoje trabalha como enfermeira em Estocolmo. Ingvar Fältskog demonstrava muito interesse em música e no show business e realizava constantemente shows de variedades na região, enquanto Birgit Fältskog era uma mulher muito calma e cuidadosa que se dedicava às suas filhas e ao marido. 

Agnetha Fältskog compôs sua primeira canção com apenas cinco anos de idade, chamada "Två små troll". Na época ela ia todos os dias ao apartamento dos vizinhos amigos de seus pais para tocar piano, já que na sua casa ainda não tinha o instrumento. Aos sete anos ela ganhou de seus pais seu primeiro piano, em 1958 começou a ter aulas e cantar no coro da igreja Kristina, onde também tocava cravo.
Em 1963 Agnetha se juntou a duas amigas, Lena Johansson e Elisabeth Strub, e formou um trio musical chamado The Cambers, que se apresentava em pequenos espaços. Em 1964 o seu professor de piano decidiu parar com as aulas pois já não tinha mais o que lhe ensinar, o que a deixou animada a prosseguir na busca de suas ambições artísticas. No natal do mesmo ano Agnetha ganhou uma vitrola amarela, no livro "As I Am" ela lembra que ficava horas cantando em frente ao espelho enquanto escutava seus artistas preferidos, sobretudo Connie Francis. Mais tarde seu estilo seria.
Em 1965 Agnetha começou a fumar e tinha que pagar a Mona para ela não contar nada aos pais. Mona lembra que espionava Agnetha com seus namorados e se divertia em fazê-los notar sua presença justamente no momento em que iam beijar ou abraçar a irmã, apenas para constrangê-los.
Aos 15 anos, Agnetha decidiu deixar a escola após o término do curso secundário e procurou um emprego. Ela então começou a trabalhar como telefonista para uma revendedora de carros chamada Attiviks. Foi também nessa época que o trio The Cambers se dissolveu e Agnetha soube que a banda de Bernt Enghardt estava procurando uma nova vocalista, ela então fez um teste e logo foi contratada. Um fato curioso é que a vocalista anterior da banda se chamava Agnetha (com h) e por motivos particulares precisou deixar a banda, mas os cartazes já haviam sido impressos e com a contratação de Agneta ela precisou acrescentar o h, tornando-se assim Agnetha Fältskog.
Em 1969 Agnetha escreveu várias músicas. Ela gostava de escrever em qualquer lugar, de preferência ao piano com duas velasvermelhas acesas. Seis meses depois Agnetha e Dieter terminaram o noivado, a relação deles era cheia de ciúmes de ambas as partes por causa das separações constantes. No mesmo ano ela lançou o single "Zigenarvän", que falava sobre uma moça convidada para umcasamento cigano e ficava apaixonada pelo irmão da noiva. O lançamento coincidiu com um debate acalorado sobre os ciganos nos meios de comunicação suecos e Agnetha foi acusada de deliberadamente tentar ganhar dinheiro com a situação por ter escrito a canção. Em 4 de maio de 1969 Agnetha e Björn foram convidados para se apresentarem no mesmo programa de TV (County the Happy Moments), que seria filmado em Gotemburgo e Malmö.
Em 1970, ela lançou o single "Om tårar vore guld", que foi talvez a sua canção de maior sucesso na Suécia antes do período do ABBA.Isto apesar da reclamação de um compositor dinamarquês que afirmou que ela havia plagiado a sua composição "Tema", embora estativesse sido escrita em 1950 e nunca tivesse sido gravada. O caso se arrastou até 1977, quando se chegou a um acordo e Agnethapagou 5.000 coroas dinamarquesas. No mesmo ano Agnetha e Frida entraram em estúdio juntas para gravarem os vocais de apoio para a música "Hej Gamle Man", planejada para ser lançada no primeiro álbum de Björn e Benny juntos, "Lycka". Este é considerado o primeiro registro musical em estúdio realizado pelos quatro futuros membros do ABBA.
Agnetha Ase Fältskog .♥♥. A maior e unica diva, que o mundo conhece!